quinta-feira, 21 de abril de 2011

Há poucos dias eu escrevi que nada é pior para um município do que a criação de grupos. Citei Barbacena como exemplo. Lá, os Bias Fortes e os Andradas guerrearam a vida inteira. Barbacena era uma das principais cidades do interior de Minas. Eles chegaram ao governo de Minas, ao Legislativo mineiro e até ao Congresso Nacional. Mas, Barbacena, não saiu do lugar. Cidades próximas como Ubá e, principalmente, Juiz de Fora, dispararam no progresso. João Monlevade está se caracterizando com o mesmo tipo. Grupos políticos e agora questões religiosas. A imprensa, que deveria ter papel importante num momento desse, se divide, com uma parte fazendo o jogo do vale quanto paga, se paga fala bem, se não paga fala mal, e uma outra parte um tanto indiferente, com um dos principais órgãos se dedicando mais a uma questão que interessa somente a ele do que à comunidade. Enquanto isto, a oposição ao governo torce para que a coisa se complique cada vez mais e a situação não consegue conectar os passos em sua marcha. A cidade está cada vez mais descuidada, projetos para ela não existem, uma receita de R$ 150 milhões passa a não ter qualquer significado diante da má gestão e, em breve, estaremos para São Gonçalo assim como Barbacena está para Juíz de fora. Que esteja eu enganado na minha profecia!

7 comentários:

setubal disse...

Isto Chico Franco!
O mundo evoluindo e nossa cidade regredinho,enquanto brigam por cruz e por padre nossa cultura vai pro morro abaixo. Cristo sim, foi o maior, mas o Cristianismo?
Poste mais, estamos te seguindo....

Claira Ferreira disse...

Opa, Chiquito. Adorei o novo visual do blog. Um grande abraço!

Ernane Motta disse...

gostei do visual novo. parabéns

FERNANDO disse...

Muito bom o novo visual...A foto tamben ficou dez...CHICK

Paulo Reis disse...

Beleza de visual, Chico. Agora sim, o blog está a sua cara!!! Comentar o que vc diz é chover no molhado.Parabéns!!!!

Paulo Reis.

fernando disse...

Caro Chico Franco, já que você comentou sobre a ação de improbidade na qual você foi absolvido, gostaria que, por questão de honestidade para com seus leitores, comentasse também a ação de improbidade em que foi condenado a restituir os cofres públicos e recorreu, conforme consta no site do Tribunal de Justiça ( Link: http://www.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_publicacoes.jsp?comrCodigo=362&numero=1&listaProcessos=08096412 ) . Abraço.

Alessandra disse...

Sr. Chico Franco,

parabéns pela excelente comparação com a decadente Barbacena. A minha mãe é de lá, mas eu sou monlevadense.
Meu pai disse que vc está correto, pois Monlevade está seguindo a mesma trajetória.
Lá em Barbacena a família dos Andradas comanda quase tudo. O pai é deputado federal pelo sexto mandato consecultivo, o filho caçula, Toninho Andrada é o presidente do Tribunal de Contas, o outro, Lafayete Andradas é secretário de Estado de Defesa Social, o outro filho é presidente de uma estatal do governo de Minas, a Prominas (Minascentro) e os Andradas ainda são proprietários da Unipac.
E mesmo diante deste poderio todo a cidade está cada vez mais decadente.
Já em Monlevade, o deputado Mauri está prestes para ir pro Tribunal de Contas e o filho com certeza de ir para a ALMG e Monlevade vai pras cucuias.