sábado, 21 de maio de 2011

A viagem do prefeito lá para a Europa coincide com o 13º aniversário da morte do meu amigo particular e de quem tive a honra de assessorar em dois mandatos, homem íntegro e prefeito probo, austero, acima de tudo amante de João Monlevade e líder da comissão emancipadora do município, Germin Loureiro, a quem todos carinhosamente chamavam de Bio. A ocasião me fez lembrar de Josué Henrique Dias e de Antônio Gonçalves, outros dois que perfilaram na lista dos que passaram pela prefeitura, ao lado do Bio, de forma irrepreensível e todos três fazendo oposição ao regime militar que vigorava na época. O momento é de falar do Bio, e posso dizer que ele fez muito por nossa cidade. Madrugava correndo as obras da prefeitura. Nunca houve necessidade de espera para que alguém fosse recebido em seu gabinete. Recebia a todos com delicadeza, embora por descendência portuguesa, fosse um pouco carrancudo e, às vezes, franco no seu modo de falar. Morreu pobre e nunca viajou para o exterior. As mais longas viagens que fez foi para a região do Alto Xingu para pescar. Deixou, assim como Josué Henrique, e certamente nos deixará Antônio Gonçalves, um legado que deveria servir de exemplo a todos aqueles que seguissem as suas pegadas.

2 comentários:

Ernane Motta disse...

Chico. Conheço-o há pouco tempo. Mas este pouco tempo de convivência com a sua pessoa deu para notar o quanto você é inteligente, culto, e de grande capacidade de profissional. Tenho aprendido muito com você ai nas nossas reuniões. Sua inteligência é algo fantástico. É muito prazeroso poder desfrutar de sua experiência como pessoa. Alias, Monlevade carece muito, de pessoas de seu nipe. Talvez pelo fato de aqui nesta cidade a inteligência ser algo tão raro pode incomodar aqueles que não têm cultura alguma, o que as tornam “Maria vai com as outras”. Estas pessoas que ficam insultando-o fazem isso por falta de educação e por despreparo político. As palavras de baixo calão proferidas por elas demonstram que não merecem qualquer tipo de atenção por parte sua. Acho que você não devia dar vez a aqueles comentários. Os grandes homens vêm no lado oposto alguém para disputar uma supremacia. Já pessoas fracas se perdem na baixaria de seus atos. Como diz nosso grande filosofo Jesus, da boca só sai daquilo que o coração esta cheio. Um abraço.

FERNANDO disse...

Tem certos enganos que deven ser ditos.Se o prefeito vai ate o exterior,nao quer dizer que esta a passeio!tecknologias so sao divulgadas atraves de visitas diretas ou indiretas.O custo de um representante da populacao e muito pequeno comparado com o beneficio.
Monlevade e nome historico,fabricar arrame,ja nao completa ha economia.Isto nao pode ser negado...