sexta-feira, 5 de setembro de 2014

De onde eu moro até onde eu trabalho (é, trabalho até hoje) são aproximadamente 800 metros. No trecho tem oito igrejas, sendo sete evangélicas e uma católica. Sempre que passo, em frente a quase todas elas, escuto a voz que vem lá de dentro falando em "servir ao Senhor". Eu faço o percurso, no mínimo, quatro vezes por dia. Escuto várias vezes. E sempre me vem a pergunta: será que eles sabem mesmo o que é "servir a Deus". A pergunta me vem porque servir a Deus não é simplesmente ir à igreja, pagar o dízimo, levantar as mãos e gritar "Aleluia". "Glória a Deus" e outras expressões tidas como louvores. Servir a Deus é coisa muito séria. È preciso, acima de tudo, ter CORAGEM. A coragem de Moisés ao desafiar, sozinho, o poderoso faraó egípcio. A coragem de Elias ao enfrentar sozinho o rei Acabe e suas tropas. A coragem de Davi, ainda adolescente, enfrentar o gigante filisteu. E os dois maiores exemplos de coragem,o de Abraão, já velho, levar o único filho ao Monte Moriá para oferecê-lo como holocausto à Deus e assim testificar o seu amor ao Criador. Já pensaram na coragem de Abraão? Você teria a mesma coragem? Sinceramente? Que Deus me perdoe, eu não teria. Se alguém disser que teria, eu não acredito. O outro exemplo de coragem trata-se do Grande Rei, Jesus. Ele sabia que passaria por todo tipo de sofrimento. Pela humilhação do desprezo, do deboche, da ironia, de ser Ele filho único de Deus, presente à toda obra da criação, e ainda as dores das torturas, do cansaço e da crucifixão, culminando com a terrível morte por asfixia. Ele sabia de tudo. E não temeu. Em momento algum. E durante a Sua vida terrena cansou de dizer que fazia a vontade do Pai,que era enviado do Pai. Por outro lado, Pedro não suportou nem uma pequena coação, e O negou. Está vendo como é difícil servir verdadeiramente? Está vendo como é preciso ter coragem? Estevão tinha. Sabia que seria apedrejado se continuasse a falar de Jesus. E continuou. Ninguém serve a Deus quando tem medo. Jonas se acovardou quando ouviu a voz de Deus e fugiu. Pagou caro. Por outro lado, Jacó se agarrou ao anjo com quem lutava e disse que não O largaria enquanto não recebesse a bênção d'Ele. Para servir à Deus há de se haver o destemor como a Bíblia ensina. Todos os corajosos foram vencedores. A propósito, conheço alguém que é o exemplo claro de coragem. Um ente querido enfermo, uma crise grave, correria, e duas mãos se levantam diante de uma voz que corajosamente exclama:"Não admito que o tires de mim". Não houve súplica, houve exigência. Só temos o direito de exigir quando estamos em comunhão com o exigido. Não há comunhão quando não há confiança extrema. Nada se pede a quem não se confia. E a coragem é a grande mediadora de quem confia, pede e exige. E o mais belo: houve o atendimento. Para os da família Franco, principalmente família Chico Franco, a pessoa é da família e vou omitir o nome por questão de elegância. Mas fica bem claro que sem coragem ninguém serve ao Senhor. Coragem, obediência e perseverança. Deixo bem claro que eu não sirvo. Sou um pecador qualquer que não pratico, mas acredito muito. E sou convicto.

Nenhum comentário: