terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Ausente do meu blog por quatro meses, retorno hoje com um assunto polêmico gerado por uma postagem do meu primo/sobrinho/irmão Ruiter Franco, em que ele publica uma declaração de uma cientista norte=americana afirmando categoricamente que o texto da Gênesis bíblica sobre a criação do mundo está corretíssimo. Muitos comentários, opiniões etc, mas eu vou falar sobre o assunto. Concordo com a cientista quando ela fala na ordem da criação dos seres vivos, tanto animais quanto vegetais. Discordo quanto ao universo. Discordo dela e da Bíblia. O universo tem 13,5 bilhões de anos. Fato científico. A Terra tem pouco mais de 4 bilhões de anos. Ela foi criada juntamente com o sistema solar. Faz parte dele. A explosão de uma estrela super nova criou o sistema solar e transformou essa estrela numa estrela anã amarela, que é o Sol. A narrativa de Moisés na Gênesis coloca a criação começando da Terra, ou seja, a Terra está no centro de tudo. Idêntico ao sistema ptolomaico. Ora, antes da Terra já existiam as estrelas e o Sol era uma delas. Cientificamente provado. Quanto à narrativa de Moisés.é bom lembrar que ele tinha cultura egípcia. onde havia pluralidade de deuses, Izis, Oziris etc, mas o domínio de um só, que era o Sol, a quem chamavam de Ra. Quando Moisés subiu ao monte Horebe foi que ele tomou conhecimento do Deus de Israel. Lógico que ele não escreveu a Gênesis logo de imediato, pois nem aramaico ele sabia, a não ser que ditou para alguém escrever. De qualquer forma, ele errou na ordem da criação do universo. Alguém que está lendo pode dizer ou pensar: esse cara é contra a Bíblia. Ao contrário. é o meu livro de cabeceira. Só que eu não me deixo levar pelo fanatismo, que no meu entendimento é das maiores formas de pecado, porque o fanatismo cega e não deixa conhecer a verdade que liberta, como também não aceito argumentos desprovidos de substância real.Se sigo algum dogma religioso? Também não. A Bíblia não foi escrita para tirarem religiões dela. Ela foi escrita como regra de fé. Não há em lugar algum dela uma palavra que indique qualquer dogma. O grande dogma da Bíblia está centrado em Jesus Cristo, aquele que hoje é negado até pelos fanáticos que seguem dogmas. Portanto, fica aí o meu pitaco, já conhecia a cientista através de estudos de astronomia, ela é famosa, mas isso não exclui ninguém de engano.